Qual o melhor filme de guerra?

Saber qual o melhor filme de guerra de todos os tempo é uma tarefa praticamente impossível. Todos nós teremos opiniões diferentes mesmo que dentro das habituais listagens dos tops. Filmes de guerra são um dos géneros mais apreciados de cinema e todos os anos contamos com muitos novos títulos.

Mas o que define um bom filme de guerra?

Em primeiro lugar o que define um bom filme de guerra é sem dúvida a história e o enredo. Todos nós gostamos de uma boa história. Se for uma história verídica ou baseada em fatos reais torna-se ainda mais fantástico saber que tudo aquilo aconteceu realmente. Uma boa história num filme de guerra mete bravura, companheirismo, um herói valentão, conflitos mundiais e até mesmo uma pitada de romance para embelezar todo o enredo.

A época que o filme retrata também é muito importante. Todos nós temos preferências baseadas em episódios históricos reais. Guerra do Vietname, mais recentemente no Afganistão, Iraque, tempos medievais, ou então nos tempos da primeira e segunda grande guerra, que muito possivelmente são os episódios mais retratados em grandes filmes e também dos que o público em geral mais aprecia.

Grandes cenas de batalha, muitas explosões, ação no terreno! Será certamente o que mais define um filme de guerra. Quem gosta de assistir a um filme deste é porque é isto que está à espera de encontrar, caso contrário estaria a assistir a uma comédia romântica ou a um policial. Todos nós lembramos ao pormenor todas as explosões, os tiros, os gritos de dor do nosso filme de guerra favorito.

Por último, mas não menos importante é a trilha sonora do filme. Desde a mais complexa melodia ao som das explosões e efeitos sonoros. Um bom filme de guerra terá obrigatoriamente efeitos sonoros estrondosos e que nos transportem para um autêntica campo de batalha.

E assim, qual o melhor filme de guerra?

Esta resposta nunca está certa, pois gostos são gostos e as opiniões dividem-se. No entanto existe algum consenso no que são os melhores filmes de guerra alguma vez rodados, prova disso são as notas bastante altas no IMDB para alguns deles, votados por milhões de utilizadores. Assim não será descabido apontar os próximos 3 filmes como exemplos do que são os melhores filmes do género.

Braveheart: O Desafio do Guerreiro, 2016


Com uma nota de 8.4 em 10.

A história de um herói escocês do século 13, chamado William Wallace, que lidera seus conterrâneos contra o monarca inglês Edward I, após ter sofrido uma tragédia pessoal causada pelos soldados ingleses. O exército amador de Wallace foi maior que o exército da Inglaterra.

O Resgate do Soldado Ryan, 1998


Com uma nota de 8.6 em 10.

Ao desembarcar na Normandia, no dia 6 de junho de 1944, o Capitão Miller recebe a missão de comandar um grupo do Segundo Batalhão para o resgate do soldado James Ryan, o caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate. Por ordens do chefe George C. Marshall, eles precisam procurar o soldado e garantir o seu retorno, com vida, para casa.

Apocalypse Now, 1979


Com uma nota de 8.4 em 10.

No Vietnã, em 1970, o capitão Willard faz uma viagem perigosa e cada vez mais alucinante rio acima para encontrar e matar o coronel Kurtz, um antigo oficial promissor que ficou louco. Em um barco patrulha da Marinha cheio de inteligentes jovens de rua, um oficial da força aérea obcecado por surf e um fotógrafo maluco, Willard viaja cada vez mais para o coração das trevas.

Add Comment