5 filmes influenciados por Fiódor Dostoiévski

O escritor e filósofo russo Fiódor Dostoiévski, conhecido simplesmente por Dostoiévski, não é à toa que é reconhecido como um dos maiores romancistas da história da literatura. Tido como o grande nome por trás do existencialismo pelo seu livro “Notes from Underground”(em português, Notas do Subterrâneo), o artista é memorável e não deve ser deixado de lado quando o assunto é cultura.

O movimento modernista literário, assim como escolas de teologia e psicologia foram deveras influenciados pelas ideias de Dostoiévski. A presença do assassínio , autodestruição, humilhação e loucura são frequentes nas suas obras. Quais são as causas que levam uma pessoa ao suicídio ou ao homicídio? Você pode encontrar facilmente nos livros do escritor estudos sobre estas e outras questões.

1. Enemy (Denis Villeneuve, 2013)

Enemy

Adam é um instável professor universitário que vive refém de uma monótona rotina diária. Uma noite, enquanto vê um filme, descobre a existência de um ator exatamente igual a si. Obcecado por conhecer o seu sósia, parte à descoberta desse outro homem forçando um encontro com consequências imprevisíveis não só para eles mas também para as suas companheiras: Mary e Helen.

Add Comment